A organização Youth Climate Leaders (YCL) está oferecendo cinco bolsas integrais para o curso YCL Brasil 2019. O curso é uma experiência de oito semanas na qual os participantes aprendem sobre mudanças climáticas na teoria e na prática, além de ter a oportunidade de trabalhar com jovens de outros países em tornos de questões ambientais. O programa completo do curso pode ser visto aqui, e as inscrições para a bolsa vão até 20 de março.
Das cinco bolsas oferecidas, duas delas serão concedidas em parceria com o Instituto Clima e Sociedade para jovens que se autodeclararem negros segundo as categorias do IBGE. As outras três serão oferecidas em parceria com o Centro Brasil no Clima para jovens de baixa renda.
Leia mais: Estudar inovação em geração de energia: programas miram um futuro mais sustentável
Segundo a YCL, o objetivo dessas bolsas é “garantir uma turma diversa e mais representativa da realidade brasileira”. “Embora o Brasil seja a segunda maior nação negra no mundo, a inclusão racial ainda é um tema delicado na sociedade em que vivemos. O YCL entende que, acreditar na inclusão racial é acreditar na construção de uma sociedade igualitária, onde não haja barreiras ou preconceitos por conta da cor da pele”, afirma a organização.
Como se candidatar às bolsas
Para se inscrever para o curso YCL Brasil 2019, é necessário preencher um formulário de inscrição disponível neste link. O formulário inclui questões sobre o histórico de estudos e a trajetória de carreira do candidato, além de seus interesses extracurriculares, hobbies, motivações e como o curso poderia ajudar em sua formação.
Leia mais: Bolsas para cursos curtos sobre energia limpa em Berlim
Candidatos que pretendam solicitar as duas bolsas para jovens autodeclarados negros devem usar o código ICSDIVERSIDADE no final do formulário de inscrições do curso. Os que quiserem concorrer às bolsas para jovens de baixa renda, por sua vez, deverão usar o código CBCSOCIAL no formulário. As inscrições para a bolsa vão até 20 de março!
O processo de seleção levará em conta os seguintes fatores:
- Potencial de liderança;
- Alinhamento ou experiência com o tema mudança do clima e/ou questões socioambientais;
- Quanto o/a candidato/a vai se beneficiar do curso;
- Quanto o/a candidato/a vai agregar para o grupo;
- Potencial de crescimento pós-programa.
O curso se iniciará no dia 06 de abril, com um primeiro encontro presencial em São Paulo, com transmissão online para pessoas de outros estados.